quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Consumo

Karl Marx em um de seus manuscritos econômicos (esboços da crítica da economia política) tratou da questão do consumo.
Na introdução do livro Grundrisse, a análise histórica do desenvolvimento dos estágios sociais é feita por Marx com base em quatro perspectivas interrelacionadas: produção, distribuição, troca e consumo.
Se o consumo reproduz a necessidade, subentende-se que esta última deve ser conhecida antes da produção, de modo a ofertar/produzir produtos que saciem uma necessidade por meio de seu consumo. Estabelece-se o ciclo: necessidade -> produção -> consumo (nesta ordem).


Os pressupostos difundidos pela descoberta do marketing na segunda metade do século XX, que guiam a atuação das empresas contemporâneas, ressaltam a importância de entender as necessidades do cliente e atendê-las de forma efetiva (eficiente e eficaz). No entanto, já em meados do século XIX, Marx enaltecera a relação vital entre necessidade e consumo como insumo para a produção.
O que faz com que Marx não tenha atentado para a criação de uma ciência mercadológica, diz respeito ao seu objeto de estudo: a produção material e a relação dos indivíduos sob esta perspectiva.
Contudo, podemos afirmar que ele foi um pioneiro a destacar a importância do consumo pela ótica das necessidades e desejos dos consumidores. Em O Capital, destacado por muitos como sua obra-prima, Marx (2011b, p. 57) destaca esta relação entre necessidade, desejo e consumo:
“A mercadoria é, antes de mais nada, um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia”.
Ao utilizar os termos “estômago” e “fantasia”, Marx está se referindo a necessidades e desejos, respectivamente. No entanto, tal problemática não se desenvolve em sua obra por não ser este o seu objeto de estudo.

Dessa maneira é possível encontrar válidas contribuições para a construção de uma dinâmica social do consumo também pela ótica marxista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário